terça-feira, maio 18, 2004

Notícia de última Hora!

As Pranchas de Surf no Futuro!



Vindo das águas da Califórnia, chegou à Europa um novo desporto náutico motorizado, que seguramente irá causar uma sensação nas nossas praias, barragens, rios e lagos: o Jetboarding.
Este aparelho não é novo de todo, é uma mistura de diferentes artigos, que se combinaram para dar um ar fresco à nova prática de um desporto náutico.
Utiliza materiais de surf, de mota-de-água e técnica predominante de esqui náutico.
A tábua que se utiliza oscila ente os 250 e 260 cm por uns 66 cm.
Possui um motor Powerski de 2 ou 4 tempos, com uma cubicagem de 250c.c. e uma potência de 45 c.v. às 8000r.p.m., e é capaz de alcançar uma velocidade de ponta de 75 Km/h.
Se o aparecimento das motas de água foram a sensação no laser, e depois nas competições desportivas, esta nova modalidade poderá ser um futuro económico e prático, para o laser e competição.
O seu motor funciona sobre impulsão de uma turbina, tal e qual as motas de água, pesa cerca de 50 Kg, onde só motor pesa cerca de 13 Kg.
As fantásticas sensações desta embarcação, são precisamente a sua dimensão e peso, onde facilitam o seu manejo e esforço, tanto fora como dentro de água, sendo sem dúvida a facilidade do transporte da mesma, pois cabe perfeitamente na porta bagagem de um automóvel.
Estamos assim presente a um novo desporto náutico, e fica aqui a pergunta, «onde se integrará esta máquina nas competições oficiais?! Na Federação de Motonáutica ou de surf?
Assim o tempo nos dirá sobre o futuro competitivo desta nova modalidade náutica motorizada...